Escola de Mulheres ganhará novo curso de artesanato

19/02/2009 - Maria Ilene Alencar, pernambucana, tem muitos talentos e um deles, sem dúvida, é sua predisposição para o bom humor. Contagia. Talvez sua alegria seja motivada pelas vitórias conquistadas ao longo de seus 59 anos, 39 deles em Santa Catarina, mas, sem erros, é possível afirmar que essa característica venha da sua capacidade de se doar aos outros. O voluntariado tem dessas coisas. Devolve ao doador em dobro!
Agora, Maria vai enfrentar uma nova oportunidade de descobertas. Convidada pela deputada Odete de Jesus (PRB), será uma das instrutoras da Escola de Mulheres, entidade sem fins lucrativos que tem cerca de mil alunas em quase 60 comunidades carentes da Grande Florianópolis. Ensinará técnicas para confecção de sacolas ecológicas a partir do reaproveitamento de embalagens de ração para cachorros.
A idéia da deputada é disponibilizar essa técnica às alunas da Escola de Mulheres e doar gratuitamente as sacolas, principalmente para moradoras das comunidades carentes. “Acho que, assim, estaremos contribuindo para diminuir o lixo provocado pelas sacolas plásticas dos supermercados”, afirma. Ilene também está otimista como projeto. “Podemos chamar esse trabalho de ‘artesanato ecológico’, brinca. Ela adianta que, em breve, também estará ensinado a confeccionar bolsas com tecido de sombrinhas e guarda-chuvas descartados.