skip to main |
skip to sidebar
50 mil assinaturas em defesa do salário mínimo estadual

14/07/2009 -
A Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa ficou lotada hoje (14) pela manhã para a solenidade de entrega das mais de 50 mil assinaturas de apoio à aprovação do projeto de lei do salário mínimo regional de Santa Catarina. O presidente da Casa, deputado Jorginho Mello (PSDB), acompanhado de vários deputados, recebeu o documento dos representantes das centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores do estado.
Conforme destacou Jorginho, esse manifesto respalda a proposta encaminhada com “regime de urgência” pelo Executivo na última sexta-feira (10). A votação antes do recesso parlamentar, segundo ele, dependerá de decisão dos líderes.
Antecipando sua posição a respeito, a deputada Odete de Jesus, líder do PRB na Casa, garantiu seu apoio e voto ao regime de urgência. "Quando os trabalhadores e o Estado andam juntos, com o mesmo interesse, aos deputados resta consolidar essa conquista histórica," justificou, em entrevista logo após a solenidade. "Vamos estudar a questão da data do reajuste anual e votar uma emenda que estabeleça esse critério", antecipou.
A deputada lembrou que proposta de salário mínimo para Santa Catarina apresentada pelo Governo é quase uma unanimidade entre os sindicalistas e os deputados. “Foi dividido em quatro níveis, prevendo valores entre R$ 587,00 e R$ 679,00, o que deixa o salário mínimo catarinense maior que o mínimo nacional”, explicou. Citando dados do Dieese, Odete adiantou que 400 mil trabalhadores serão beneficiados. "Realmente, um grande momento para nosso Estado," completou a deputada.