Deputada recebe representantes da agricultura catarinense

Na foto: Pedro Adriano Damonn (secretário executivo do Sindicato Rural de Ituporanga), Zecão (presidente do PRB Ituporanga), Lindolfo Hoepers (vicepresidente da Faesc) e Nilto Goedert (presidente do Sindicato Rural de Ituporanga), com Odete de Jesus.

08/07/2009 - Em reunião realizada na quarta-feira, a deputada conversou com lideranças de Ituporanga, entre elas o presidente do sindicato rural do município, Nilto Goedert, e o vice-presidente da Faesc (Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina), Lindolfo Hoepers. O tema principal do encontro girou em torno da primeira convenção coletiva estadual entre a Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc) de Santa Catarina, que prevê, entre outras coisas, um piso salarial de R$ 500 com mais um mínimo de insalubridade de 10% A proposta inicial apresentada pela Fetaesc vinha sendo discutida em reuniões regionais da Faesc desde o ano passado. Técnicos, assessores e dirigentes das duas federações mantiveram encontros para ajustar as propostas e contrapropostas e fechar a convenção, que terá vigência de 1º de julho deste ano a 31 de junho de 2010.
Outra pauta da reunião abrangeu itens do Código Ambiental de Santa Catarina que podem ser anulados por ação do Ministério Público Federal (MPF). A deputada e os agricultores catarinenses estão preocupados com a insegurança jurídica por conta das divergências entre a lei estadual e a fiscalização federal. "Estamos atentos para defender nossa Lei e temos o apoio do Governo Estadual nessa briga judicial," tranquilizou Odete. "Não seremos vencidos sem luta", completou.