Cursinho Pré-Vestibular Gratuito aprova 512 alunos na Federal

Deputada Odete de Jesus (PRB), autora da lei que viabilizou implantação dos cursinhos, comemora resultados - 17/12/2010 O Cursinho Pré-Vestibular Gratuito oferecido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, viabilizado por meio da Lei 12.278/02, de autoria da deputada estadual Odete de Jesus (PRB), aprovou 512 alunos no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina em 2010.
Os destaques ficaram por conta dos estudantes Steven Cliff Rodriguez da Rosa, Lucas Locks Coelho e Felipe Sarvacinski, que conquistaram suas vagas no curso de Medicina, e Gilliard Costa, aprovado em 9º lugar entre os alunos de escola pública no Curso de Direito.
Dos 67 cursos de graduação oferecidos pela UFSC em todo o Estado, os alunos do cursinho pré-vestibular só não entraram em Letras - Língua Francesa. Todos os demais cursos têm a presença de pelo menos um estudante que passou pela preparação oferecida pela secretaria. No vestibular Ciências Rurais, oferecido no Campus da UFSC em Curitibanos, dos 74 alunos aprovados, 21 fizeram o cursinho. “Achei os resultados extremamente satisfatórios,” diz a deputada.
Odete destaca também, outros resultados. “Além do grande número de aprovados na Universidade Federal, 30 alunos do Pré-Vestibular passaram no concurso da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mais dez alunos foram admitidos em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).” Os números, segundo dados da Secretaria de Educação, representam um total de 40% de alunos aprovados, superando em 5% o desempenho de 2009. “Temos o melhor índice desde que a primeira turma foi implantada no Instituto Estadual de Educação, há seis anos,” relembra a deputada.
Atualmente o projeto conta com 26 unidades implantadas em 20 cidades catarinenses. Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, o percentual de aprovação do curso Pré-Vestibular supera o de muitos cursinhos particulares. "Unimos forças e os resultados são muito positivos. Estamos levando aos estudantes da rede pública um curso gratuito, de qualidade, que prepara os jovens para a entrada no ensino superior", comemorou o secretário.
O Edital do Processo Seletivo para escolha de novos estudantes interessados em participar do cursinho está previsto para o final do mês de fevereiro. São aceitos apenas alunos que cursaram todas as séries do Ensino Médio em escolas públicas.