skip to main |
skip to sidebar
Luiz Henrique entrega Governo a Leonel Pavan

25/03/2010 -
Recebido com pompa na Assembleia Legislativa na manhã de hoje (25), o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) se despediu do cargo, entregando o comando do Executivo Estadual ao vice-governador Leonel Pavan (PSDB). Entre as diversas autoridades que prestigiaram a solenidade, a chamada 'base aliada' destacou-se pelo presença maciça. A deputada Odete de Jesus (PRB) salientou que "sempre foi muito bem atendida no Governo". "Minha relação com Luis Henrique e Leonel Pavan sempre foi das melhores," garantiu. "Sempre fui tratada com respeito," lembrou.
Em seu discurso, logo após entregar a carta-renúncia, Luiz Henrique enumerou as ações empreendidas como governador nas áreas de transporte, saúde, segurança pública e educação. "Deixo o Governo sem mágoas ou ressentimentos," afirmou. Já como ex-governador e pré-candidato ao Senado, Luiz Henrique volta hoje mesmo para Joinville, no Norte do Estado, sua base eleitoral. Sua vida política teve início em 1971, tendo sido eleito uma vez deputado estadual, três vezes prefeito da cidade, cinco vezes deputado federal e duas vezes governador.
Quanto ao
novo governador, seu discurso - mesmo emocionado, foi protocolar. Leonel Pavan afirmou que espera a parceria dos 40 deputados estaduais para cumprir o mandato. "Pela primeira vez o PSDB assume o Governo do Estado e vou honrar o cargo," afirmou. Lamentou ter 'um ano mais curto para administrar, limitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e por um processo eleitoral', mas ponderou que isso não lhe impedirá de 'buscar evoluções na gestão do Estado'.
Na troca dos secretários, apenas dois nomes foram confirmados pelo governador e serão nomeados interinamente nos próximos dias. Cleverson Silvert vai ocupar o cargo de secretário estadual da Fazenda, enquanto Paulo Ely assume a Secretaria de Estado de Administração.