Ministro entrega autorizações e cessões para piscicultores e maricultores do estado





 







 
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, participou nesta segunda-feira (2) da entrega de seis cessões de área pública em águas da União e de dois certificados de autorização da pesca da tainha, em cerimônia realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Dezenas de pescadores artesanais e maricultores, além de representantes de entidades ligadas ao setor e autoridades participaram do evento.
Em todo o Estado, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai entregar 298 cessões e 55 autorizações, que foram expedidas com 60 dias de antecedência. Com isso, o poder público espera aumentar consideravelmente a produção de pescado e de mariscos no Estado. Segundo o ministro, só a produção de pescado pode chegar a 100 mil toneladas por ano.
A entrega das autorizações e cessões foi comemorada pelo setor. “Há mais de 20 anos aguardávamos por essas cessões”, comentou o presidente da Federação das Associações de Maricultores de Santa Catarina, Juliano Mendes. “Apesar de alguns problemas que o setor enfrenta, a agilidade do ministério vai permitir que essas embarcações não fiquem paradas, a exemplo do que ocorreu em outros anos”, completou o presidente do Sindicato dos Armadores e da Indústria de Pesca de Itajaí e Região, Giovane Monteiro.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia, elogiou a rapidez do ministério na concessão das autorizações e cessões. “Além de terem acesso a crédito, esses trabalhadores terão uma renda melhor e vão melhorar a qualidade de vida de suas famílias e impulsionar a economia do Estado”.
O secretário de Agricultura e Pesca, João Rodrigues, também elogiou a atuação do ministério, mas alertou para a necessidade de ações que preservem a pesca catarinense. “A importação de peixes é uma ameaça para nossa produção, pois atinge principalmente o pequeno piscicultor e a pequena indústria pesqueira”, disse.
Marcelo Crivella prometeu defender a piscicultura catarinense. “Um dos pedidos que a presidente Dilma me fez assim que eu assumi o ministério foi cuidar dos pescadores artesanais”, contou. Ele afirmou que trabalha na elaboração de programas voltados principalmente para esses pescadores e conclamou os pescadores catarinenses a baterem recordes de produção. “Com o povo trabalhador e nossas águas, temos um futuro extraordinário pela frente”.
Atualmente, Santa Catarina responde por 93% das ostras consumidas no país e pela produção de 45% do pescado nacional. Os produtos industrializados respondem por 70% do mercado nacional. (Marcelo Espinoza) .

Fonte: Alesc - Fotos: Carlos Kilian