Deu no DC: Odete de Jesus é contra a Marcha da Maconha
Pelo terceiro ano consecutivo, os defensores da legalização da maconha se reúnem na Capital para participar do movimento nacional Marcha da Maconha.
A concentração acontece hoje, em frente ao Bar Koxixo’s, na Avenida Beira-Mar Norte, a partir das 16h. A previsão do Coletivo Marcha da Maconha Santa Catarina e Instituto da Cannabis, organizadores do evento, é que a caminhada em direção ao trapiche comece às 17h.
– Esperamos que a manifestação seja pacífica, divertida e, acima de tudo, com respeito às leis ainda em vigor. Ou seja, sem apologia ou consumo de substâncias ilícitas. Aliás, caráter que já foi comprovado na Marcha de 2009, quando não houve nenhum incidente. Naquela ocasião, todos se respeitaram na qualidade de cidadãos exercendo seus direitos – explica Lucas Litchy, do Coletivo.
O movimento, que começou em 2002, no Rio de Janeiro, já se espalhou por outras 14 cidades. No ano passado, cerca de 400 pessoas participaram da Marcha da Maconha em Florianópolis.
O trânsito não foi interrompido e não houve registros de confusão. Na internet, um vídeo traz as imagens da última caminhada (institutodacannabis.wordpress.com).
Eu iria
Carlos Minc, Deputado estadual (PT-RJ) - Acho que o usuário não é criminoso. O consumo de drogas deve ser tratado como um caso de saúde pública e não de repressão policial. Temos que trabalhar na informação, prevenção e alternativas culturais para a juventude. Eu não defendo o uso e nem o tráfico, mas, sim, uma visão nova deste assunto.
Eu não iria
Odete de Jesus, Deputada estadual (PRB-SC) - Sou totalmente contra. As drogas causam prejuízos à saúde das pessoas. Se não impedirmos marchas como esta, isso vai virar um caos. Acho que a marcha vai contra os princípios morais, os bons costumes e os direitos das crianças e adolescentes, que podem se influenciar.
Eu talvez iria
Eduardo Suplicy, Senador (PT-SP) - Defendo o direito de as pessoas se manifestarem. Tenho estudado o tema e procurado elementos com aqueles que buscam debater o assunto. É importante que se mude a maneira de se prevenir o uso de drogas e se verificar como pessoas estão utilizando os diversos tipos e se tornando dependentes.
Leia no fonte: DIÁRIO CATARINENSE: MANISFESTO POLÊMICO - Hoje tem Marcha da Maconha na Capital