20/05/2010 - Obras em infraestrutura, manutenção de rodovias e hospitais foram as principais demandas elencadas pelas regionais de Canoinhas e Mafra para comporem o orçamento estadual 2011. A definição aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), no auditório da Câmara de Vereadores de Canoinhas, e faz parte de um ciclo de 13 audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão Coordenadora do Orçamento Regionalizado (OR) e da Comissão de Finanças e Tributação e Coordenadoria do Orçamento Estadual.
O deputado Darci de Matos (DEM), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, começou a sessão explicando ao público o funcionamento das audiências do OR, afirmando que, por seu intermédio, o Legislativo cumpre seu principal papel constitucional de “ouvir os pleitos da sociedade civil organizada, discutindo conjuntamente as demandas das regiões”.
Seguindo na mesma linha, o deputado Antônio Aguiar, líder do PMDB, afirmou que o Orçamento Regionalizado é “um instrumento eficiente, que tem cumprido seu papel, ainda que nem sempre as demandas elencadas sejam acatadas pelo governo estadual”. Para Aguiar, a região deve agradecer ao Poder Executivo pelas obras realizadas. “Nunca se fez tanto pelo Planalto Norte quanto neste governo”.
Para o parlamentar, que é médico, melhorias na saúde são a principal meta da região, através da qual se chegará a melhorias em outras áreas. “A saúde no Planalto Norte cresceu e nós, juntamente com o Executivo, fizemos muito para que isso acontecesse”. Aguiar citou ainda reivindicações como a regionalização do Hospital Santa Cruz e a construção da avenida perimetral, ambas em Canoinhas. Esta última possibilitará a definição dos planos diretor e industrial. “Estamos aqui firmando compromissos para que haja investimentos e crescimento”, finalizou.
Criticando a situação de “descaso histórico” pela qual passa a região, Leoberto Weinert, prefeito de Canoinhas, afirmou que os municípios do Planalto Norte necessitam ter “planos de governo e não de governantes”. Para tanto, Weinert julga serem necessários investimentos maciços em obras de infraestrutura.
Wilson Pereira, vereador e presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, considera de grande valor a execução das audiências do OR, ainda que o governo estadual nem sempre acate as prioridades da região. “A sociedade deve estar sempre presente, deixando claras as suas prioridades e contribuindo com ideias”, afirmou. (Alexandre José Back/Divulgação Alesc)
Estiveram presentes também à audiência os deputados Sargento Amauri Soares (PDT) e Professora Odete de Jesus (PRB), Hélio César Wendt, prefeito de Itaiópolis, Luiz Henrique Saliba, prefeito de Papanduvas, Beto Faria, vice-prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Pacheco de Miranda Lima, representando o presidente do CREA/SC, Raul Zucatto, Gilmar Martis, vereador de Canoinhas, Gilson Luis Guimarães, secretário de Planejamento de Canoinhas, Osmar Telma, secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Célio Galeski ePaulo Henrique Glinski, vereadores de Canoinhas, Renilce Palhano, vereadora de Três Barras, Neodi Sareta, ex-presidente da Assembleia Legislativa de SC, representando a senadora Ideli Salvatti, e Régines Roeder, coordenador regional da Fatma de Mafra.
Prioridades da regional de Canoinhas (Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras).
Audiência 2010
- Recuperação do Hospital Santa Cruz de Canoinhas;
- Apoio ao sistema viário rural;
- Implementação de perimetral ligando a SC-280 ao distrito de Marcílio Dias.
Audiência 2009
- Apoio ao sistema viário rural;
- Regionalização do Hospital Santa Cruz; e
- Criação de um aeroporto regional em Porto União.
Prioridades da regional de Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul).
Audiência 2010
- Apoio ao sistema viário rural;
- Implantação de lotes com infraestrutura;
- Manter convênio de adequação da atenção na média e alta complexidade.
Audiência 2009
- Apoio ao sistema viário rural;
- Equipamento e manutenção para as Clínicas de Acompanhamento Psico-sócio-educacional (CAPSE) de exames e alta e média complexidade;
- Atendimento ao transporte escolar do ensino fundamental.