08/06/2010 - O Instituto Estadual de Educação (IEE), considerado a maior escola pública da América Latina, foi homenageado em sessão especial da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (8). Centenas de alunos, professores e pais prestigiaram a solenidade, proposta pela deputada Professora Odete de Jesus (PRB) em comemoração aos 118 anos da instituição.
A proponente disse que a homenagem foi concedida não apenas pelo aniversário de 118 anos, “mas como reconhecimento à história de sucesso do IEE, que é referência em Santa Catarina, assim como em toda a América Latina”. A deputada informou também que foi autora de um projeto de lei que autorizou a Secretaria de Estado da Educação a criar turmas gratuitas de pré-vestibular para alunos da rede pública e que a primeira turma foi formada justamente no Instituto Estadual de Educação. “Hoje o pré-vestibular gratuito já funciona em 39 municípios e, graças a esse projeto, muitos estudantes carentes estão ingressando nas universidades”, disse.
Já o deputado Reno Caramori (PP) lembrou que muitas autoridades, políticos e profissionais das mais diversas áreas passaram pelos bancos escolares do Instituto. Falando aos estudantes que participaram da sessão, recomendou dedicação aos estudos e comentou que “é muito mais difícil ser professor do que ser aluno”.
A placa em homenagem à instituição foi entregue pelos parlamentares à diretora-geral, Gilda Mara Marcondes Penha, que agradeceu a Assembleia Legislativa pelo reconhecimento e falou sobre o desafio da escola nos dias de hoje.
“Precisamos nos ocupar de formar não apenas estudantes, mas cidadãos comprometidos com o mundo em que vivem.” Segundo ela, o Instituto Estadual de Educação firmou-se, nos últimos anos, como um espaço de utilidade pública, aberto à comunidade, que oferece uma série de atividades diversificadas, tais como música, dança, cursos de idiomas e modalidades esportivas.
Mais de 4,7 mil alunos cursam o ensino regular no IEE, que abrange da educação infantil ao nível médio. Fundado como Escola Normal Catarinense, em 10 de julho de 1892, pelo tenente Manoel Joaquim Machado, o Instituto conta atualmente com cerca de 300 professores.
Reconhecimento
O secretário de Estado da Educação, Silvestre Herdt, parabenizou a Professora Odete pela sensibilidade e inspiração de homenagear a maior escola pública catarinense. Ele disse ter convicção de que a juventude do presente e do futuro precisa de uma escola diferente, que motive o jovem a buscar conhecimento. “A escola é o espaço onde se aprende, não o lugar onde simplesmente se ensina”, refletiu.
A solenidade foi abrilhantada pela participação do Coral Vozes do Amanhã, do IEE, e do Coral Encantos de Florianópolis, que interpretaram o hino nacional e outras músicas, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente, com acompanhamento do tecladista Ramon Pereira da Silva. A atleta Sanara Schufler, também aluna da instituição homenageada, fez uma apresentação de ginástica rítmica intitulada “A mão livre”. (Lisandrea Costa/Divulgação Alesc - Foto: Eduardo Guedes de Oliveira) Veja mais: