Hall do Palácio Barriga Verde é reaberto após reforma

09/07/2009 - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), reabriu para o público, no início da noite de ontem, o hall do Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo desde 1970. Ele destacou a competência dos servidores do Legislativo que elaboraram o projeto de engenharia e fiscalizaram o andamento da obra que durou 117 dias.
Após o discurso, Jorginho Mello, acompanhado do engenheiro responsável pela obra, Edenirso José Acorsi, e a representante do setor de Limpeza, Claudete Coelho, descerraram a placa comemorativa ao ato. À respeito, a deputada Odete de Jesus, líder da bancada do PRB/SC, disse que as obras proporcionam mais conforto, melhora a acessibilidade das pessoas que vêm a Assembleia e qualifica a recepção do Poder. "O nosso povo tem que ser atendido com qualidade", destacou.
No espaço está instalada a Galeria Meyer Filho que agora, com nova iluminação e climatização, está mais adequada para as exposições que acontecem no Parlamento. Um telão também foi instalado no local para eventos e para a utilização nas principais votações em Plenário. Outra área inaugurada é a Galeria de Presidentes, com quadros de todos os 45 deputados que já comandaram o Legislativo. O novo esquema de segurança que terá uma central de monitoramento com a presença constante de policiais militares. Ao todo, foram instaladas 46 câmeras de segurança no prédio. Na entrada ficarão dois policiais controlando o fluxo e os detectores de metal que estão posicionados no local.
Também no hall principal funciona o novo espaço da Biblioteca do Legislativo, que conta com 6 mil exemplares e disponibiliza computadores e sistema digitalizado, facilitando a pesquisa do público.
Municípios - Outra inovação apresentada foi o espaço que homenageia os municípios catarinenses. No acesso de pedestres serão expostas as bandeiras dos municípios aniversariantes de cada semana.