Bullying também acontece com adultos

ARTIGO:
O bullying, uma palavra inglesa que significa usar o poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, fazer pouco caso e perseguir os outros, infelizmente não ocorre somente com crianças e adolescentes. Também os adultos são vítimas. Ao sofrer essa violência, tanto as crianças como os adultos, sozinhos, não têm como se defender na maioria dos casos. Contra a mulher adulta, essa violência é mais freqüente.
Como mulher, professora ou parlamentar, muitas vezes vivi situações de bullyng. Senti na pele a essa violência. Em vários momentos, não soube ou não pude me defender. Em outros, fiz valer meus direitos e o respeito que mereço como ser humano. Hoje em dia, em casos mais graves, a Justiça tem sido um dos caminhos para minha proteção.
Os adultos que praticam bullying pode estar sendo influenciados, também, por uma organização perversa no trabalho ou por um grupo social ou político. Usa a intolerância, a discriminação e a violência para esconder sua incompetência e sua luta para manter o poder.
Segundo pesquisas, existe uma relação de continuidade entre a criança cuja estrutura psíquica é perversa, que cometia atitudes anti-sociais, e o adulto que comete atos delinqüentes ou criminosos. A estrutura psíquica é a mesma.
São casos em que a educação falha, embora o sujeito possa obter algum sucesso na sua vida escolar e profissional. Adquirir conhecimento, um título de doutor ou cargo político nada tem a ver com adquirir sabedoria. Por vezes, encontramos pessoas cujo conhecimento fez aumentar sua arrogância e insensibilidade em relação ao próximo.
                                                        
                                                      Odete de Jesus